Edu ficou nervoso quando soube que o avô estava com pneumonia. Ele era a única pessoa que sempre tinha tempo para ele, muitas vezes chegou até a levá-lo no colégio e buscá-lo. Sabia que os idosos eram mais suscetíveis, mas era uma doença curável. Ainda mais porque tinha sido detectado no inicio. Mas a pneumonia não cedia. O avô estava doente havia três meses e parecia cada vez pior, mesmo com toda a medicação que recebia. Ele ficou bastante fraco e retornou ao hospital para fazer novos exames. Um especialista examinou o avo de Edu e surpreendeu a todos com seu diagnostico. Havia ocorrido um erro de diagnostico no inicio da doença. Todo o sintoma era de pneumonia, mas, na verdade, o que o avo de Edu tinha era um câncer que se espalhara rapidamente, por isso ele não melhorava. Depois de uma semana Edu perdeu o avô e passou por um intenso período de luto, misturando uma raiva muito intensa, como nunca tinha sentido. Ele odiava aquele médico idiota e também odiava a Deus por ter permitido que tudo aquilo acontecesse. Deus, que tem o poder de curar, deixou seu avo morrer.
E ele todo o tempo questionava por que Deus permite que nos aconteçam coisas ruins. E você talvez já tenha questionado isso também.
Você já deve ter ouvido falar sobre o livro de Jó esse livro tratou desta questão mais diretamente que qualquer outro livro na bíblia. Mas esta não é uma pergunta fácil de responder. De vez em quando Deus nos permite passar por problemas e dificuldades para nos ajudar a crescer na fé. Ele nunca prometeu que a vida seria fácil, mas garantiu que estaria conosco em todas as circunstancias.
Edu desistiu de Deus, mas Deus não desistiu dele. Edu logo descobriu que Deus é forte o bastante para absorver a raiva que ele estava sentindo. Deus continuou ao lado de Edu, de modo calmo, mas constante, trazendo-o de volta para si.
Deus conseguiu a atenção de Edu e começou a mostrar o que ele não havia sido capaz de enxergar antes: que seu avô estava pronto para partir, e que ele estava bem melhor naquele momento; era Edu quem se sentia mal por estar sem ele. A cura da dor leva tempo e também requer esforço. São situações que todos passamos ou temos que passar algum dia.
Então não nos esqueçamos. Em II Coríntios 1:4 esta escrito: ”Ele nos consola em toda a nossa tribulação, para que também sejamos capazes de consolar os que passam por alguma tribulação, por meio da consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”.
Fonte: Respostas radicais para perguntas mais radicais(Ed. Vida)
Bíblia de Estudo do Adolescente(CPAD)
Redação Preciso Saber
Conceição Cas