Se você também sofre por amor.

É sempre interessante a pesquisa do quanto se sofre por paixão, pela dor do coração nos dias de hoje. O sentimento é tão avassalador que a sensação é realmente de estar perdido ou perdida. A cabeça gira e surge a pergunta: e agora o que fazer? Devo me declarar? Partir para conquista? Arrumar um meio de ficar com esta pessoa? Jogar indiretas? Dar presentes? Devo ligar? Enviar um torpedo, um e-mail? Tantos pontos de interrogação e uma encruzilhada a frente .

Qual relação tem a tentação com a vida cristã

Você já analisou a mente humana é um campo de batalha para a tentação. As tentações começam simplismente com pensamentos. Você está a um bom tempo sem namorado,de repente aquele bonitão do seu vizinho passa todos os dias e lhe fala bom dia com um sorriso maravilhoso e o perfume então é estonteante é um conjunto que faz você ficar deslumbrada.

Quem sabe dizer?

Qual é a sensação de saber que não importa o quão desnorteado você esteja, que Deus o bom pastor olha para você com amor, cerca-o de compaixão, envolve-o em seus braços e cuida de cada detalhe da sua vida?

Como identificar um falso profeta ?

Nesses últimos dias o que mais temos visto e ouvido é falsas profecias. Isso acaba gerando uma terrível duvida na mente dos servos de Deus. Não existe uma fórmula ou um kit para apontar o falso profeta,mas o Senhor desde o início nos advertiu.

Quando alguém está nas profundezas da depressão!

Muitas pessoas quando se encontram em desespero, para e pensa: “Por que afinal,devo importar-me em continuar vivendo?” Muitos imaginam que os cristãos estão imunes à depressão. “Afinal que, razão têm para estar deprimidos? Têm um relacionamento com Deus,uma família de irmãos e irmãs que os amam e uma passagem garantida para o céu” o que mais ela quer.

Onde esta Deus na sua vida ?

Em diversa passagens na bíblia podemos observar que muitos servos antes de tomar qualquer decisão oravam e pediam a direção de Deus.

Por que a conversa muda?

É fato que mesmo apos tantos anos, com tantas informações via internet, quando o assunto é sexo, virgindade a conversa muda. Recentemente li sobre uma pesquisa efetuada em Washington quase 30% dos americanos de idades entre 15 e 24 anos nunca fizeram sexo, constata um estudo publicado quinta-feira, 3, pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (NCHS) dos Estados Unidos, que indica um aumento dessa proporção nos últimos anos.

segunda-feira, janeiro 31

Se eu der um tempo?

Todo mundo um dia já pensou que era o momento de dar um tempo no relacionamento. Mas várias perguntas aparecem e ninguém nunca sabe responder se é viável dar ou não um tempo. As opiniões das pessoas sempre são contraditórias – você deve ter amigos que acha supernormal e outros que acham um absurdo.

O problema de “pedir um tempo” é que uma pessoa pode continuar presa ao relacionamento e a outra tocar a vida.
 Muitas pessoas carregam no coração uma grande duvida com relação à vida sentimental. Chegam a ficar confusas quando alguma coisa não da certo, surgem algumas brigas, ou seja, como saber se esta ou aquela pessoa é a que Deus preparou pra mim? Como saber se esse namoro é de Deus?


 Sabe não dá pra dizer se um tempo vai resolver o problema do seu namoro – pode ser que sim - mas será que não é melhor conversar com ele mais uma vez sobre as brigas? Tentar fazer programas diferentes, sair da rotina? Ver porque as coisas estão diferentes entre vocês.
Se você tem certeza que o ama, não decida nada sozinha, tente chegar à melhor opção para os dois. Veja o que mudou no comportamento dele, muitas vezes por estarmos envolvidas emocionalmente não prestamos atenção nesse aspecto.

Jamais continue com alguém sem que tenha convicção de seus sentimentos. Afinal de contas você está namorando pensando num futuro, fazendo planos para construir uma família. Agora se a sua visão é apenas ficar, passar um tempo, reavalie profundamente seus conceitos, pois com certeza esses não é o plano de Deus para o namoro.

E se após conversarem ver que essa não é a pessoa certa, não fique desesperada, pois vale à pena esperar em Deus. Como está escrito em Ecl.3 “Tudo neste mundo tem o seu tempo;cada coisa sua ocasião” Assim o melhor a fazer é buscar a Deus crescer espiritualmente e profissionalmente, pois quando chegar o tempo de construir uma família você vai ter uma estabilidade espiritual e material.  Sem precisar pensar em dar um tempo.


Fonte: Redação Preciso Saber
Trechos: Ioná Loureiro

domingo, janeiro 30

Por que minha mãe não me entende?


É mais do que normal, os jovens, achar que os nossos pais não conseguem nos entender. Pra ser sincera, é quase impossível também, vai?

Eles já opinaram sobre seu presente e seu futuro, questionando algumas de suas amizades, desdenhando de seus namoros e sugerindo opções de carreira para sua vida profissional.
Já desligou a televisão no último capítulo de sua serie preferida, o videogame quando o recorde estava para ser batido e fizeram você voltar da festa mais cedo, bem quando aquele beijo estava por acontecer...

A situação é nova para as duas partes! Até ontem você ainda era uma criança e dependia dos seus pais pra tudo, além de eles serem as pessoas mais importantes na sua vida. Hoje, você nem se quer, ta muito a fim de conversar com eles, quanto mais de deixá-los fazer parte de tudo.


Você também não deixou por menos já bateu com a porta na cara deles, já fez greve de fome e de silêncio, já prometeu fugir de casa, depois sair de casa e depois sair da vida deles. Já disse que não pediu pra nascer.

Já lhes disse não querer e não precisar de opinião, pois você sabe o que deseja e faz. Já os chamou de caretas, ultrapassados, antiquados, atrasados, fracos.

E por inúmeras vezes proferiu a frase: “Vocês não me entendem mesmo!”.

Não precisamos afastar nossos pais para crescer, outras pessoas passam a ter importância na nossa vida como os amigos e os namorados, mas é uma questão de dar espaço para tudo. E saber entender: seus pais também precisam de um tempo pra se acostumar com as novidades.

Muitas vezes a única coisa que falta é a conversa. Deixar claro as suas idéias, vontades e aceitar os conselhos dos nossos pais. Eles não estão querendo nos prejudicar, pelo contrário, eles querem nos proteger, e aí acabam esquecendo o que é ter essa idade. Tente se aproximar dos seus pais, fazer com que eles participem da sua vida sempre. Em alguns momentos eles irão ceder, em outros terá que ser você. Independente do que acontecer não se esqueça da importância deles na sua vida! Saiba ouvir e falar, hein?!?!


O livro de Provérbios nos ensina que para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. E que os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.
Portanto seja sábio “Meu filho, escute o que seu pai ensina e preste atenção no que sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.”(Prov.1:8,9).

Fonte: Redação: Preciso Saber
Tom Coelho
Bíblia do Adolescente (CPAD)

sábado, janeiro 29

Onde encontrar coragem?

Mudar de vida é uma idéia que encanta nossas mentes. Quem não quer ter mais tempo livre, dedicar-se a uma paixão, viajar pelo mundo, transformar o próprio corpo, conquistar independência financeira ou obter qualquer outro tipo de melhoria?

Nossas mentes fazem mil planos com esses pensamentos, eu acho que vou começar por aqui, talvez se fizer assim.. E por ai vai.
Mas quando pensamos em falar sobre as coisas de Deus para ajudar alguém que percebemos que precisa de ajuda espiritualmente nos falta coragem. E ai, durante uma conversa entre amigos, ficamos esperando “alguma deixa” ou pensando... Se me perguntarem eu falo senão fica por isso mesmo.

O problema é que supervalorizar a importância do que pensam sobre nós e do que vão achar pode nos levar a viver de forma reativa em vez de forma ativa. Ou seja, em vez de falar e mostrar que falar das coisas de Deus não é tão terrível e nem tão brega como muitos dizem, e que muitas vezes uma simples palavra vai ajudar a pessoa a sair dessa situação nós preferimos ficar na zona de conforto.

No entanto, quando não faz nada e você esta só consigo mesmo, vai pensar como foi covarde e medíocre que se tivesse dito algumas palavras não seria tão mal assim ao contrario você sabe que ia ajudar e muito, ai vem os remorsos de tudo o que poderia ter dito e que não disse.

Como fazer então para sair da zona de medo comodidade e começar a executar as mudanças que precisam ser feitas?
O primeiro passo é pensar por que não falar e buscar a Deus para que ele dirija sempre as suas palavras, pois temos medo, mesmo sabendo que é normal errarmos.

Uma vez que você tenha feito isso, você pode começar a pensar em ações para mudar o que lhe traz medo e começar a fazer o que você acha que realmente vale à pena. O grande passo aqui será superar o medo, dominá-lo para que ele não lhe paralise. Não tente eliminá-lo, pois isso é muito difícil. Uma vez ouvi alguém dizer que a coragem é a arte de dominar o medo. Você consegue imaginar quantas coisas deixariam de existir se essas pessoas tivessem tido medo?

O que diferencia você das grandes figuras da humanidade? Das pessoas que realmente fazem a diferença? Você é tão poderosa quanto eles, você tem que acreditar e conseguirá. Não tenha medo de ser diferente e não se intimide com as dificuldades, pois elas existem apenas para separar quem realmente está comprometido com alguma coisa daqueles que apenas gostariam de ter aquela coisa.

 No livro de Salmos 138:3 o salmista nos mostra que quando ele procurou a Deus ele estava sem forças e sem coragem, mas Deus o ouviu.
“Quando te chamei, tu me respondeste e, com teu poder aumentaste as minhas forças”


Descobriu onde encontrar coragem?

Fonte: Redação Preciso Saber(adaptado)

sexta-feira, janeiro 28

Quando não dá certo, o que eu faço?


Sua amiga ta de namorado novo, aquela feiosa do colégio também está namorando e você nada..... Fale a verdade: você não iria gostar se a pessoa ideal, o gato dos sonhos se atirasse apaixonado aos seus pés.
Continuo solteira, e agora?
Quando não dá certo, o que você pensa?

1 - "Eu sou uma idiota mesmo, nunca vou conseguir"
2 - "Esse cara ah não, eu mereço coisa melhor!"

Se pensa como a primeira opção, saiba que nada vai dar certo até que você  acredite que você vai  conseguir sim. Alem do que você precisa estar certa do que quer um namorado, companheiro, que venha quem sabe ser seu marido ou simplesmente uma companhia para passar o tempo.Se escolheu a segunda opção,pare e pense,se não é possível transformar o corcunda de Notre Dame num príncipe encantado, por exemplo, pelo menos dá para procurar nele qualidades que vão além do físico, a beleza que vem de dentro.
Você pode dizer: “Nem vem com essa”, mais é a realidade. Atração física geralmente está ligada à paixão e não ao verdadeiro amor. Paixão e amor às vezes se confundem. É difícil a gente saber quando está amando pra valer ou quando está apenas apaixonado. É provável que quem vive sonhando com um príncipe encantado, ou com a musa dos seus sonhos,esteja sozinho porque esse tesouro ainda não foi encontrado.
Algumas vezes ela até aparece, é a pessoa mais linda que você já viu, e você pensa finalmente a pessoa da sua vida, só que depois de um tempo a verdade não era essa. E acaba ficando com cara de gato escaldo ou gata borralheira. Ai você vê que merece coisa melhor.

 Tenha os pés no chão e repare nas pessoas que estão ao seu redor. Não exija nem fantasie demais. Aquela pessoa que será o par ideal tende a gostar das mesmas coisas que você e, certamente, tem tantos defeitos quanto você.

Veja bem, ele (ela) provavelmente vai freqüentar os mesmos lugares que você. Não adianta viajar quilômetros para encontrar um gatinho, o namorado perfeito deve estar aí por perto.

Então comece já a prestar a atenção ao seu redor. Não importa aonde você goste de ir, academia, livraria, boliche, igreja– dê sempre uma boa olhada para os lados e esteja sempre bem arrumada, nada de desleixo!

Quem realmente quer um namorado tem que andar na linha. E que fique claro que estar bonita não significa ser um palitinho, usar saltão ou batom carmim, ou uma mini saia. Invista no seu próprio estilo e extraia dele o que você tem de melhor.

Você pode perguntar? Quando não dá certo o que eu faço? A Bíblia nos ensina em 2 Timóteo 2:22 “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”

E tem mais em Jeremias 29:11-13  O senhor nos diz: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança”
Viu Deus sabe o que é melhor para você, não se desespere.No momento certo ele aparecerá.


Fonte: adaptado
Redação: Preciso Saber (igirl,De bem com você)
Trechos Bíblicos:Bíblia do Adolescente

quinta-feira, janeiro 27

A Batalha de toda Adolescente

 A Batalha de Toda Adolescente é um livro que retrata as tentações que jovens e adolescentes sofrem todos os dias.

Ele aborda uma série de relatos de experiências, que muitos jovens tiveram e com isso sofreram serias consequências pela falta de informações.



Mostraremos nessa seção um pouco do Mundo Literário Evangélico!



Título Original: A Batalha de toda Adolescente.
Autores:  Shannon Ethridge & Stephen Arterburn.
Editora: Editora Mundo Cristão.
ISBN: 978-85-7325-467-9.
Código de barras: 9788573254679.
Páginas: 232.
Tamanho: 16x23.
Categoria: Adolescentes.
Ano: 2007.
Comprar: Mundo Cristão.



Contra Capa: Duas personagens da novela falam sobre os planos de perder a virgindade com os namorados num acampamento.

Entrevistada por uma revista dirigida ao público jovem feminino, uma cantora famosa revela que já teve relação com outras mulheres e diz que o casamento é uma “instituição falida”. No rádio e nos videoclipes, as letras das músicas são repletas de duplo sentido e a imagens, carregadas de sensualidade. Esse bombardeio tem alvos definidos.

Mas a batalha não está perdida, e dizer “não” é uma questão de escolha. Em A batalha de todo adolescente, os autores mostram que é possível disciplinar a mente e resistir a tentação.





Como parar de me sentir tão sozinho?

Tem dias que você acorda com uma sensação de insegurança, de abandono, de tristeza, ansiedade. Ai bate aquela vontade de ficar isolado do mundo, com um enorme vazio interior até com medo de encarar a vida. Desejo forte de ser amado, compreendido com dó de si mesmo.

 Dizem os psicólogos que muitas vezes em nossa vida, nos sentimos como náufragos numa ilha deserta. Nessas ocasiões estamos como que aprisionados num círculo de solidão, sentimo-nos totalmente abandonados, sem pessoa alguma a quem possamos recorrer ou de quem possamos depender.

Se você passa ou passou por uma situação assim, chegou até comentar dizendo, não sei o que eu tenho hoje, não estou me sentindo bem, to meio esquisito, sei lá. Isso se chama solidão. Ela atinge muita gente, sem levar em conta classe, raça ou idade. Esse é um sentimento difícil de admitir, você pode até dizer que solidão que nada eu vivo cercado de amigos, falo constantemente com eles. Mas é necessário uma analise mais profunda.

Você não precisa estar necessariamente sozinho para se sentir solitário. Você concorda que é possível se sentir solitário em qualquer lugar, mesmo numa festa, no colégio, em uma roda de amigos. A solidão não é simplesmente conseqüência da ausência de pessoas, porque a multidão muitas vezes é o lugar mais solitário.


Embora a solidão possa causar esse sentimento ruim ela pode ser positiva. Existem relatos de autores que quando se sentiam sozinhos conseguia escrever um livro em poucas semanas, compositores escreveram canções maravilhosas.


Encontramos também na Bíblia a história de pessoas que experimentaram a solidão, mas que encontraram a solução para este problema. O profeta Elias é uma destas pessoas. Em certo momento ele se viu completamente só (. I Reis 18:22 e 19:9)

A sua solidão era real, palpável, pois ele se sentia triste, desanimado e derrotado por não ter absolutamente ninguém ao seu lado. Foi então que Deus começou a resolver o problema de Elias.


A primeira providência que tomou foi Ele próprio revelar-se ao profeta. Elias tinha que aprender a lição de que um homem que conhece ao Senhor nunca está só, pois Deus prometeu ser um auxílio bem presente na angústia. E na escuridão e na solidão da caverna Deus estava lá. Deus estava se revelando a Elias naquela solidão, mas ele estava tão desconsolado que parecia ter perdido a capacidade de buscar a Deus através da oração. Ele estava enfraquecido pela solidão e pelo desespero. Então, Deus veio em seu auxílio e lhe revelou a sua presença.
A consciência da presença de Deus em nossos corações é o primeiro passo para vencermos a solidão. E onde Deus está não há motivo para solidão.

Deus está no teu coração. Você não está só.


Fonte: Eudes Martins(adaptado)
De bem com você (adaptado)
Redação: Preciso Saber

quarta-feira, janeiro 26

Quem não passou por isso?


Sabe aquelas situações em que você foi obrigado a ficar calado, e só reagiu com monossílabos, para depois se lembrar que podia e devia ter falado assim ou assado.
Ou ainda ter levado uma bronca injusta e não ter se defendido com aquela resposta perfeita só lembrada horas depois do fato ocorrido.
Dá uma raiva tremenda ficar com a resposta entalada na garganta sem conseguir responder a altura, na hora. E o pior de tudo muitas vezes acabou descontando isso no momento errado e na pessoa errada.

A raiva é um dos sentimentos mais negados, rejeitados e condenados pela maioria das pessoas. Apesar disso ela está sempre  presente  em nossas vidas. Naquele momento que você ia falar com aquele gato que há muito tempo está de olho e chega seu amigo e lhe da um beijo que acaba intimidando o garoto. Nossa, ah que raiva! Ou quando você esta saindo para um cinema e a sessão está para começar e seu amigo não vem. Ah que raiva novamente!

Mas existem momentos que não nos sentimos compreendidos, parece que não somos aceitos, que as pessoas não entendem o que você quer dizer. Olha ela ai novamente (raiva!!) esses são apenas alguns exemplos e que em alguns momentos pode nos levar a algumas atitudes impensadas.

Não é fácil estabelecer uma maneira apropriada para reagir diante dessas situações.
Mais por incrível que pareça a raiva é um sentimento importante, necessário para nossa sobrevivência, pois é uma resposta emocional que sinaliza nossa reação diante desses obstáculos que enfrentamos diariamente. Mas o livro de Eclesiastes nos ensina “Não te apresses em irar-te porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos” Ec.7:9

Para se viver feliz e em paz com todos, tanto desconhecidos quanto as pessoas queridas, temos que engolir muitos sapos na vida. Em muitas situações de brigas e/ou desentendimentos você pode até estar certa, mas em algum momento deve relevar, esquecer quem está certo ou não, engolir um "sapinho" e continuar vivendo bem e feliz.



Fonte: Jeito de Ser
Bíblia Sagrada
Adaptado Redação:Preciso Saber

terça-feira, janeiro 25

Qual é o sentido da vida?



Qual é o sentido da vida? Como posso encontrar propósito, realização e satisfação na vida? Terei o potencial de realizar algo de significância duradoura? Muitas pessoas já devem ter feito essa pergunta, buscado respostas em muitas situações. Querendo saber por que Deus nos criou.

Não entendemos exatamente o pensamento de Deus. Há tantas pessoas que jamais pararam para pensar no sentido da vida. Anos mais tarde elas olham para trás e se perguntam por que seus relacionamentos não deram certos e por que se sentem tão vazias, mesmo tendo alcançado algum objetivo anteriormente estabelecido.

Tentam nos corrigir e mostrar que estamos seguindo por algum caminho errado,ou tomando atitudes sem pensar.Mas qual é o real objetivo , o sentido da vida?

Um jogador de futebol que alcançou o hall da fama deste esporte foi questionado sobre o que gostaria que lhe tivessem dito quando ainda estava começando a jogar futebol Ele respondeu: “Eu gostaria que alguém tivesse me dito que quando você chega ao topo, não há nada lá.” Muitos objetivos revelam o quanto são vazios apenas depois que vários anos foram perdidos em sua busca.

Entre eles estão: sucesso nos negócios, prosperidade, bons relacionamentos, sexo, entretenimento, fazer o bem aos outros, etc. As pessoas já viram que, mesmo quando atingiram seus propósitos de prosperidade, relacionamentos e prazer, havia ainda uma grande lacuna interior – um sentimento de vazio que nada parecia preencher.

O autor do livro Bíblico de Eclesiastes expressa este sentimento quando diz: “Vaidade de vaidades, ...tudo é vaidade.” Este autor tinha prosperidade além da medida, sabedoria maior que de qualquer homem de seu tempo ou do nosso, mulheres às centenas, palácios e jardins que eram a inveja de outros reinos, a melhor comida e o melhor vinho e toda a forma possível de diversão. E ele disse, em dado momento, que qualquer coisa que seu coração quisesse, ele buscava. E mesmo assim ele resumiu a “vida debaixo do sol” (a vida vivida como se tudo o que nela há é o que podemos ver com nossos olhos e experimentar com nossos sentidos) como sendo sem significado! Por que existe tal vazio? Porque Deus nos criou para algo além do que nós podemos experimentar aqui e agora. Disse Salomão a respeito de Deus: "Ele também pôs a eternidade no coração dos homens..." Nos nossos corações, nós sabemos que o “aqui e agora” não é tudo o que há.

Ao invés disso, o real sentido da vida é encontrado ao se começar a seguir a Cristo como Seu discípulo, aprendendo Dele, passando tempo com Ele na Sua Palavra, a Bíblia, tendo comunhão com Ele em oração e caminhando com Ele em obediência aos Seus mandamentos. Se você é um descrente (ou talvez um novo crente), você deve estar dizendo a si mesmo: “Isto não me soa assim tão incrível e realizador!”

Mas por favor, leia um pouco mais. Jesus fez as seguintes declarações:

Disse Jesus Cristo: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida... Ele é o sentido da vida, ou melhor, a vida só tem sentido com Ele.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30). “...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10b). E nos Salmos encontramos o seguinte: “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4).


E agora me diz :Pra você qual é o sentido da vida?


Fonte: Got Questions Ministries
Adaptado: Redação Preciso Saber