Se você também sofre por amor.

É sempre interessante a pesquisa do quanto se sofre por paixão, pela dor do coração nos dias de hoje. O sentimento é tão avassalador que a sensação é realmente de estar perdido ou perdida. A cabeça gira e surge a pergunta: e agora o que fazer? Devo me declarar? Partir para conquista? Arrumar um meio de ficar com esta pessoa? Jogar indiretas? Dar presentes? Devo ligar? Enviar um torpedo, um e-mail? Tantos pontos de interrogação e uma encruzilhada a frente .

Qual relação tem a tentação com a vida cristã

Você já analisou a mente humana é um campo de batalha para a tentação. As tentações começam simplismente com pensamentos. Você está a um bom tempo sem namorado,de repente aquele bonitão do seu vizinho passa todos os dias e lhe fala bom dia com um sorriso maravilhoso e o perfume então é estonteante é um conjunto que faz você ficar deslumbrada.

Quem sabe dizer?

Qual é a sensação de saber que não importa o quão desnorteado você esteja, que Deus o bom pastor olha para você com amor, cerca-o de compaixão, envolve-o em seus braços e cuida de cada detalhe da sua vida?

Como identificar um falso profeta ?

Nesses últimos dias o que mais temos visto e ouvido é falsas profecias. Isso acaba gerando uma terrível duvida na mente dos servos de Deus. Não existe uma fórmula ou um kit para apontar o falso profeta,mas o Senhor desde o início nos advertiu.

Quando alguém está nas profundezas da depressão!

Muitas pessoas quando se encontram em desespero, para e pensa: “Por que afinal,devo importar-me em continuar vivendo?” Muitos imaginam que os cristãos estão imunes à depressão. “Afinal que, razão têm para estar deprimidos? Têm um relacionamento com Deus,uma família de irmãos e irmãs que os amam e uma passagem garantida para o céu” o que mais ela quer.

Onde esta Deus na sua vida ?

Em diversa passagens na bíblia podemos observar que muitos servos antes de tomar qualquer decisão oravam e pediam a direção de Deus.

Por que a conversa muda?

É fato que mesmo apos tantos anos, com tantas informações via internet, quando o assunto é sexo, virgindade a conversa muda. Recentemente li sobre uma pesquisa efetuada em Washington quase 30% dos americanos de idades entre 15 e 24 anos nunca fizeram sexo, constata um estudo publicado quinta-feira, 3, pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (NCHS) dos Estados Unidos, que indica um aumento dessa proporção nos últimos anos.

segunda-feira, fevereiro 28

Qual é o pecado de ser orgulhosa?



Há uma diferença entre o tipo de orgulho que Deus odeia (Provérbios 8:13) e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito. O tipo de orgulho que surge de sermos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia isso porque atrapalha a nossa aproximação dEle. 
O Salmo 10:4 explica que os orgulhosos estão tão cheios de si que seus pensamentos estão longe de Deus: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. 
Esse tipo de orgulho arrogante é o contrário do espírito de humildade que Deus procura: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3). Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem sua falência espiritual e sua falta de habilidade de se aproximar de Deus se não fosse por Sua divina graça. Os orgulhosos, por outro lado, são tão cegos por causa de seu orgulho que acham que não precisam de Deus ou pior, que Deus deve aceitá-los do jeito que são porque eles merecem a Sua aceitação.

Por todas as Escrituras, podemos ler sobre as consequências do orgulho. Provérbios 16:18-19 nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.”
 Satanás foi expulso do céu por causa de seu orgulho (Isaías 14:12-15). Ele teve a audácia egoísta de tentar tomar o lugar de Deus como o que reina o universo. No entanto, Satanás será lançado no inferno no julgamento final de Deus. Para aqueles que se erguem em rebelião a Deus, há nada mais em seu futuro a não ser desastre: “Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR” (Isaías 14:22).

Orgulho já impediu que muitas pessoas aceitassem a Jesus como seu Salvador pessoal. Recusar a admitir o próprio pecado e que não podemos fazer nada com nosso próprios esforços para merecer a vida eterna tem sido uma pedra de tropeço para muitas pessoas. Não devemos ter orgulho de nós mesmos, mas se queremos nos gloriar, então devemos proclamar as glórias de Deus. O que dizemos sobre nós mesmos não significa nada no trabalho de Deus. É o que Deus diz sobre nós que faz a diferença (2 Coríntios 10:13).

Por que orgulho é um pecado? Orgulho é dar a nós mesmos o crédito por algo que Deus realizou. Orgulho é dar a nós mesmos a glória que pertence só a Deus. Orgulho é, em essência, louvor próprio. Nada que realizamos nesse mundo seria possível se não fosse Deus nos capacitando e sustendo. Por isso é que devemos dar a Deus a glória – por que só Ele é digno de recebê-la.


 Conceição Cas
Redação Preciso Saber

Se você vive julgando os outros.



"Estamos constantemente julgando os outros. Nosso olhar de crítica é um permanente juiz do próximo. Enxergamos tudo, principalmente os defeitos alheios, e a nós tudo nos perdoamos, embora os defeitos dos outros sejam um reflexo dos nossos próprios, caso contrário não seríamos capazes de reconhecê-los.

Somos condescendentes ao extremo com nossas fraquezas. Relevamos, com toda facilidade nossos deslizes, esses mesmos que nos outros condenamos abertamente. Leia com atenção essa historia:


Eram dois vizinhos. Um deles comprou um coelho para os filhos. Os filhos do outro vizinho também quiseram um animal de estimação.
E os pais desta família compraram um filhote de pastor alemão. Então começa uma conversa entre os dois vizinhos:
- Ele vai comer o meu coelho!
- De jeito nenhum. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos e "pegar" amizade!!!
E, parece que o dono do cão tinha razão. Juntos cresceram e se tornaram amigos.
Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes com os dois animais.
Eis que o dono do coelho foi viajar no fim de semana com a família. E não levaram o coelho.
No domingo, à tarde, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche tranquilamente, quando, de repente,  entra o pastor alemão com o coelhoentre os dentes, imundo, sujo de terra e morto.  O cão levou uma tremenda surra! Quase mataram o cachorro de tanto agredi-lo.
Dizia o homem:
- O vizinho estava certo. Só podia dar nisso!
Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora?!
Todos se olhavam. O cachorro, coitado, chorando lá fora, lambendo os seus ferimentos.
- Já pensaram como vão ficar as crianças?
Não se sabe exatamente quem teve a idéia, mas parecia infalível:
- Vamos lavar o coelho, deixá-lo limpinho, depois a gente seca com o secador e o colocamos na sua casinha. E assim fizeram. Até perfume colocaram no animalzinho. Ficou lindo. Parecia vivo, diziam as crianças. 
Logo depois ouvem os vizinhos chegarem.
Notam os gritos das crianças.
- Descobriram!
Não passaram cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.
- O que foi?! Que cara é essa?
- O coelho, o coelho...
- O que tem o coelho?
- Morreu!
- Morreu? Ainda hoje à tarde parecia tão bem.
- Morreu na sexta-feira!
- Na sexta?!
- Foi. Antes de viajarmos, as crianças o enterraram no fundo do quintal e agora ele reapareceu!
A história termina aqui. O que aconteceu depois fica para a imaginação de cada um de nós. Mas o grande personagem desta história, sem dúvida alguma, é o cachorro. Imagine o coitado, desde sexta-feira procurando em vão pelo seu amigo de infância. Depois de muito farejar, descobre seu amigo coelho morto e enterrado. O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o amigo e vai mostrar para seus donos, imaginando que o fizessem ressuscitar. 

A outra lição que podemos tirar desta história é que o homem tem a tendência de julgar os fatos sem antes verificar o que de fato aconteceu.
Quantas vezes tiramos conclusões erradas das situações e nos achamos donos da verdade?
Histórias como essa, são para pensarmos bem nas atitudes que tomamos.
Às vezes, fazemos o mesmo... O senhor nos ensinou:

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." - Mateus 7:1-5

Conceição cas
Redação Preciso Saber

domingo, fevereiro 27

Por que é proibido ouvir músicas do mundo?


Esse é um assunto que sempre causa muita polêmica, mas vamos tentar entender o porque algumas doutrinas acabam por proibir totalmente ouvir músicas do mundo.

Veja as músicas do mundo as chamadas “seculares” se dividem em vários aspectos, mas quero destacar dois; as profanas e não profanas. Músicas profanas ou impuras são aquelas que na maioria das vezes são recheadas de um ritmo e efeitos dançantes que movem as pessoas somente pelo ritmo. Contudo, são totalmente impuras em suas letras e mensagem.

Algumas delas se usa do corpo para atração e não somente as palavras.

Mas, também existem as não profanas que trazem uma mensagem de amor de esperança ou sentimentos vividos por essas pessoas, na qual suas letras são bem trabalhadas. Nós sabemos que os propósitos da composição não cristãs , ou que o propósito dos compositores é conquistar dinheiro, fama, mulheres, etc

É muito fácil distinguir uma música profana de uma não profana.

Temos que ter  um cuidado todo especial de achar que toda música não cristã ou é diabólica, ou é demoníaca, ou é do inferno, ou é esotérica, ou é consagrada a deuses, etc.

Na verdade isto é puro exagero de quem pensa que vê o Diabo em tudo! Doutra forma não poderíamos cantar ou sequer ouvir a música Parabéns prá você, o Hino Nacional, e até aquelas músicas compostas por cristãos, mas que não falam de Deus e nem da Palavra de Deus.

Já encontrei músicas do mundo mais edificantes do que algumas músicas "evangélicas". Além do que existe também muitos artistas evangélicos que gravam musica evangelica simplesmente para ganhar dinheiro.

Você quer um exemplo? Provavelmente voce já deve ter ouvido a música Segura o tchan,há algum tempo atrás uma igreja colocou letra evangélica na música,  O resultado ficou: "Segura o Cão, amarra o Cão, segura o Cão, Cão, Cão, Cão!". Veja a que ponto chegamos! Por outro lado, há muitas músicas no mundo que  falam de mensagens contra as drogas, contra o preconceito racial, contra as guerras, etc. Então, dizer que tudo é diabólico, é puro exagero de quem só fala e pensa no Coisa Ruim.

Muitos jovens cristãos têm caído na armadilha da ingenuidade e do ser do contra. Isto ocorre quando a pessoa acha que a música não tem um poder de influência tão grande como afirmamos ter. Alguns se julgam tão fortes (espiritualmente) que não acreditam serem influenciados pelas muitas mensagens anti-bíblicas de hoje. Ou só porque não pode ai que eu escuto.

 Por isso, ao ouvir uma música secular, todo o cuidado é pouco. É necessário entender a tradução (se for em outra língua), cuidar com expressões que possuem duplos sentidos (Ex: grupos de pagode e funk que tendem a erotizar as suas letras), entender que propósito o autor têm para determinada música (Ex: músicas sertanejas que dizem mostrar uma simplicidade, tendem a relembrar antigos casos extraconjugais, traições, etc) ... Todos estes itens devem ser levados em conta.

A Bíblia diz que "tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém; todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” I Cor.6:12. Todas as músicas nos são lícitas, mas nem todas nos convém e nem todas nos edificarão



Conceição cas

Redação Preciso Saber

sábado, fevereiro 26

Onde está Deus quando me sinto apavorado?



Vamos falar um pouco mais sobre o medo,o medo que chega a nos apavorar.

 Você pode não acreditar, mas sentir medo é essencial para a nossa vida. Por causa dele, nosso corpo consegue agir rápido em situações de alto estresse e provoca reações quase que imprevisíveis. Porém, passado o perigo, tudo volta ao normal, certo? Errado. Apesar de não haver estatísticas concretas, estima-se que isso aconteça com cerca de 4 a 6% da população mundial. E essas pessoas podem ser vítimas de um dos males em alta dos tempos modernos: a Síndrome do Pânico.


“A Síndrome do Pânico é caracterizada pela presença de ataque de pânico: são crises súbitas, repentinas, espontâneas, com forte sensação de medo (de tudo e sem motivo), de perigo, de desmaio, de derrame cerebral, loucura ou morte iminente (o que nunca ocorre)”, explica o médico psiquiatra Hidemitsu Hishinuma. “O que caracteriza a doença é o individuo enfrentar mais de três ataques de pânico por mês e observar se a pessoa sente pelo menos quatro dos sintomas do pânico a cada crise”, completa a psicóloga Jane Suely Della Santina Torres Oliveira, do Instituto Ahau, de São Paulo.


Existem chances de cura, por meio de um tratamento que deve ser seguido rigorosamente pelo paciente.


Ai você pergunta: e onde está Deus quando me sinto apavorado?


Ele esta ai mesmo com você bem do seu lado, Ele nunca te deixa. Ele esta junto com você enfrentando o que o apavora. Salmo 139:7-8 “Para onde me irei do teu espirito ou para onde fugirei da tua face?

Você viu a pergunta sobre o que fazer e onde podemos ir para ficar longe de Deus?

E a resposta vem. Podemos fazer nossa cama na sepultura ,ir para as profundezas do mar e Deus ainda assim estará lá conosco. Não é gostoso estar apavorado,tremendo de medo,parece que tudo vai se desmoronando fica tudo fora de controle.


Mas apesar de todas essas coisas você não está sozinho. Deus esta com voce e o ajudará a enfrentar as piores coisas que surgirem em seu caminho.





Conceição Cas

Redação Preciso Saber

sexta-feira, fevereiro 25

Quando voce sentir medo.


Muitas vezes, ao lermos a Bíblia vemos pessoas que foram tremendamente abençoadas e usadas por Deus, eram pessoas comuns como você e eu. Mas,  que em momentos de grandes provações, dúvidas e até situações de perigo temeram e muito!
A palavra de Deus nos relata vários casos em que seus personagens sentiram medo. Abraão quando foi para o Egito (sem Deus ter ordenado) usou uma mentira (meia verdade) porque estava com medo de ser morto e, mais tarde usaria o mesmo "artifício", tomado novamente pelo medo. Jacó, ficou com muito medo ao saber que seu irmão Esaú vinha ao seu encontro com 400 homens.
Na verdade, a lista das pessoas que sentiram medo, mesmo tendo experimentado grandes coisas da parte do Senhor é grande! O que dizer do profeta Elias diante da ameaça de Jezabel (1º Reis 19)? E Davi? Vários de seus salmos demonstram claramente a presença real do medo! Olha que esses são só alguns exemplos!
Deus não quer que sejamos "super homens", inabaláveis ou extremamente corajosos e resistentes. Ele conhece nossos medos e temores, Ele entende nossas fraquezas.
Se você, como eu, têm passado por situações nas quais têm sentido medo ou até mesmo "balançado" a sua fé, reconheça suas debilidades e medos, colocando diante de Deus, afinal, Ele te entende e está com suas mãos de poder estendidas, prontas para restaurar e curar sua vida!
Em Isaias 41:10 Ele fala;” Não temas, porque eu sou contigo;não te assombres,porque eu sou o teu Deus; eu te esforço e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.
Você pode até dizer ah Ele falou isso para Isaias, mas se crer Ele fará por você também.Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente e jamais mudará ,suas palavras são imutáveis.

Faça como Davi no Salmo 27 e diga: “O Senhor é minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem recearei?

Conceição Cas
Redação Preciso Saber

quinta-feira, fevereiro 24

Como se dar bem no primeiro encontro?

 
Você já pode ter namorado algum garoto, mas não adianta o primeiro encontro é sempre o mais marcante. Você sempre paquerava aquele garoto mesmo que discretamente e então finalmente ele vem falar com você. Suas mãos ficam frias, seu coração parece que irá sair pela boca, à fala que deveria sair, não sai.  Bom finalmente a coisa acontece.

Vocês trocaram telefones, e o gatinho ligou para marcar o primeiro encontro. E agora?
Infinitas perguntas surgirão na sua cabeça, como: “com que roupa eu vou?”, “aonde vamos?”, “sobre o que falar?”, “o que devo fazer?”... E outras mais. Bom vamos lá respire fundo e fique calma, muita calma nessa hora.

O primeiro passo é não ficar naquela aflição ou achando que tudo vai dar errado. Não! Isso só serve pra confundir a cabeça e quando estiver com o gatinho, tudo irá sair errado. Pense positivo, nas possibilidades que terá de conhecer uma pessoa legal, e mais pra frente marcar novos encontros. Agora, veja as dicas para não fazer feio com o seu gatinho:



1 Capriche no visual: sabe a fase “A primeira impressão é a que fica”? Na maioria das vezes é verdade. Vista aquela roupa que você adora e com que se sente super bem.

2- Seja você mesma e relaxe: assim tudo acontece naturalmente, você se sente a vontade e as chances de sucesso aumentam bastante.

3- Olhe nos olhos: um olhar sempre fala bastante sobre o que vocês estão sentindo e ajuda a criar um clima.

4- Divirta-se: não se preocupe se vai ou não rolar alguma coisa. Se vocês estiverem se divertindo, a noite vai ser ótima de qualquer jeito. Nada de falar sobre namoro e casamento logo de início, isso se for preparação de Deus tudo vai se encaixando.

Diga que gostaria de encontrá-lo de novo, mas não dê a entender que a sua felicidade depende disso: seja mais você!

E Lembre-se “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” Ecles. 3:1



Conceição Cas

Redação preciso saber

quarta-feira, fevereiro 23

Quem é o melhor?



Li um texto que falava sobre o ciúme, mas aquele que causa inveja. E comecei a meditar naquilo e vi como somos egoístas e mesquinhos. É certo que somos pessoas suscetíveis a erros e um deles é o ciúme ou inveja em relação alguma habilidade ou conquista de nossos amigos.
Muitas vezes nos pegamos tentando fazer alguma coisa e não conseguimos e quando percebemos nosso amigo ou nosso irmão esta fazendo com a maior facilidade. Pronto mesmo que não queira ao invés do elogio, aparece àquela ponta de ciúmes. Sim ponta, pois se não ficarmos atentos aquilo se transforma em um iceberg.

Existem pessoas que ficam magoadas quando seus irmãos encontram um emprego bom ou sobem na vida de alguma forma, não pensam sobre o quanto é bom que o irmão esteja se dando bem, mas pensam que eles é que deveriam estar bem. Não sejamos invejosos de nossos irmãos, mas nos alegremos quando estes receberem uma bênção especial nos alegre sem invejá-los.

Existem outros que ficam tristes quando seus irmãos descobrem algum tipo de atividade em que são bons e guardam mágoas disso, por exemplo, se seu irmão fosse melhor jogador de futebol do que você e fosse famoso e você ficasse chateado com isso. Mas, então podemos pensar, porque ficarmos chateados, aquilo não é bom para o nosso irmão? Não o amamos? Não queremos seu bem? Porque ficar chateado se sua vida está prosperando? A bíblia nos relata que Josué sentiu esses ciúmes.

“Josué, filho de Num, que desde jovem era auxiliar de Moisés, interferiu e disse: “Moisés, meu senhor, proíba-os!”. Mas, Moisés respondeu: “Você está com ciúmes por mim? Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles!” Nm.11:28-29

No texto você pode notar que alguns receberam o Espírito Santo de Deus e começaram a profetizar no meio do acampamento. E Josué disse para Moisés os proibir de profetizarem.
Mas, então Moisés, sendo um homem extremamente paciente (Nm.12:3) o exortou dizendo que não tivesse ciúmes por ele, ou seja, não tomasse essas “dores” por Moisés, porque na verdade isso não eram nem dores, era uma alegria que homens entre o povo profetizassem, isso não era ruim.

Da mesma maneira nós muitas vezes, ao invés de nos alegrarmos com as conquistas de nossos irmãos, os invejamos, ficamos discutindo e reclamando sobre tais pessoas, ficamos olhando seus erros suas falhas, tentando achar algo que os faça desmerecer aquela benção. Não sejamos invejosos de nossos irmãos, mas nos alegremos sem invejá-los quando estes receberem uma bênção especial.


Porque muitas vezes tais coisas não acontecem conosco porque não é tempo ainda, não devemos cobiçar e invejar, isso não é sábio. O tempo é de Deus, assim como os propósitos de Deus têm o seu tempo determinado e a distribuição de dons, bênçãos materiais e espirituais são dadas conforme a sua vontade. Nada é tão difícil para um cristão quanto dizer a Deus, com sinceridade “seja feita a tua vontade”. Especialmente quando sabemos que aquilo que será feito vai ser diferente do que desejamos.

Ma,s vivamos o que Ele nos ensinou. “que seja feita a sua vontade”, ( Lc 22:41-42) pois somente Ele sabe o que é melhor para nós. Isso não quer dizer que um é melhor que o outro,pois aos olhos de Deus somos todos iguais.

Conceição Cas
Redação Preciso Saber

terça-feira, fevereiro 22

Qual é a alternativa?



Todos nos enfrentamos em nossas vidas muitas dificuldades, muitos momentos de desilusão, de desonra, de aflição, tristeza, angústia, solidão, entre outros sentimentos amargos que atingem nossas almas e causa aquela sensação de desespero.

Mas, o que nos causa tristeza maior e ver que apesar dos conselhos, do apoio, empenho da família de ajudar aquele seu amigo que esta envolvido com drogas, não tem trazido resultado nenhum,  ele não vê a oportunidade que tem de se livrar.

Nessas horas sempre as alternativas sobre o que se fazer é poucas, não sabemos como reagir diante de tal situação. Enfim, nos vemos em situações difíceis constantemente. Mas, porque será que passamos por isso? E como evitar passar por essas situações. Talvez não mude muita coisa saber, mas não somos os privilegiados não, isso não acontece somente comigo ou com você, já aconteceu há muito tempo, nos tempos de Jesus. Por isso que lendo a bíblia temos a orientação correta para nossos problemas. Em um trecho a bíblia nos mostra que Jesus chegou montado em um jumentinho em Jerusalém, foi aclamado por todos que o seguiam, que louvavam seu Nome dizendo “bendito o que Vem em Nome do Senhor” e a primeira reação d’Ele foi chorar. Poderia se sentir poderoso, o bam bam bam, mas não, sua reação foi chorar.

Não, não foi chorar de emoção, foi chorar de tristeza, essa mesma tristeza que sentimos quando vemos alguma desgraça acontecendo com alguém, à mesma tristeza que temos quando vemos alguém se destruir, essa tristeza foi a que atingiu Jesus.

Ele olhou para Jerusalém e viu o estado em que ela estava, ainda linda, mas com o coração fechado, o coração amargo estava naquela ocasião, por não estar em sintonia com Deus. E que as coisas ficariam pior ainda.

Notando tudo isso e refletindo sobre sua cidade amada, Jesus disse:

“Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, a rodearão e a cercarão de todos os lados. Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu a oportunidade que Deus lhe concedeu.” Lc.19:42-44

Ele mostra que se nossos olhos e coração estiverem abertos e atentos para Deus, vamos reconhecer a oportunidade que Ele nos da para resolver todos os problemas, ou melhor, para não cair neles. Da mesma forma que Jerusalém, Deus hoje te dá à chance de acabar com esse sofrimento, acabar com essa tristeza e amargura, acabar com essa crise que te abate, Deus te dá hoje uma oportunidade. Para você ter paz em seu coração, você só precisa fazer uma coisa mostrar ao seu amigo que o único caminho que ele tem agora é Jesus, por mais que ele não admita, mas Jesus é o único caminho. O Senhor nosso Deus entregou o seu filho amado para nos ajudar em todos os momentos. E seu amigo só precisa dizer isso e crer. Quanto a você entregue teus caminhos, tua preocupação a Jesus confie nele e Le tudo fará.




Conceição Cas
Redação Preciso Saber

segunda-feira, fevereiro 21

Se não tiver amor...Se não tiver amor...

 
 
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.


É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.

Com certeza você já ouviu essas palavras, em uma canção, mas também é possível que não saiba que é uma exortação de Paulo e está escrito em 1 Coríntios 13:1-2.

“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tivermos Deus, seremos como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistério e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver Deus em meu coração, nada serei.” (paráfrase 1Co.13:1-2)

Paulo só queria nos mostrar uma coisa nessa passagem. Você pode ter todos os dons, pode ter todas as coisas que o Espírito Santo nos outorga, profetizar com poder como Isaías, saber todos os mistérios de Deus, conhecer toda a ciência do mundo como Salomão, pode ter o poder de Elias, podemos ter a força de Sansão, mas se não tivermos Deus em nossos corações, nada seremos.

De que adianta ao homem fazer todas as coisas e esquecer-se do principal, o início e fim de todas as coisas, que é Deus! Ele é o amor. 

Haverá no fim dos tempos aqueles que dirão: “mas Senhor, porventura não profetizamos em Teu nome, e em Teu nome expulsamos demônios e fizemos milagres?” (Mt.7:22).

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt.7:21).

Tome cuidado, Deus não quer que você seja o mais poderoso dos homens, Deus não deseja que você tenha poderes, não deseja que você tenha posses, só deseja que você O conheça, e O ame de todo o coração, e de toda a alma, e O respeite com sua obediência. Conhece a Deus, e entenda o que é ser abraçado pelo Criador de todas as coisas, e veja que o mundo perde o sentido quando estamos perto do Senhor!

“Agora, pois, permanecem, a fé (Espírito Santo, Ef.2:8), esperança (esperança da glória é Jesus, Cl.1:27) e o amor (Deus, 1Jo.4:8), estes três; porém o maior destes é o amor.” (1Co.13:13).

“Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios, em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça.” (Deus, em Oséias 6:6).

Se não tiver amor. (Se não tiver Deus)

Conceição Cas
Redação Preciso Saber

domingo, fevereiro 20

Por que demora tanto?



“A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.” (Pv.13:12)

Todos nós já sentimos saudades, às vezes quando estamos longe de nossa família, amigos, entes queridos, sentimos aquele ardor no coração e vemos como aquela pessoa é importante para nós. E quando há espera é grande começamos a ficar tristes, angustiados. E isso é exatamente sobre o que Salomão nos narra nesse Provérbio.

"A Esperança que se adia faz adoecer o coração” (Pv.13:12)

O pregador narra esse sentimento como ninguém, quantos de nós já passamos uma situação, aonde a falta de alguém ou a esperança de ver essa pessoa nos faz parecer doentes, às vezes não comemos, às vezes nos sentimos desanimados e às vezes queremos desistir de tudo. Assim também acontece quando aguardamos que uma promessa do Senhor se cumpra em nossas vidas. 

Nós vemos nossa necessidade como única e queremos tudo para ontem, pois Ele disse que faria, porém Ele é o Deus do já, do momento certo, Ele sabe. A demora faz com que desanimemos, mas Ele sabe que muitas vezes não estamos preparados e que existe o momento certo, o tempo determinado. Sim Ele já determinou e o mais importante é que nos saibamos que Ele prometeu e vai cumprir, não importa quando, nem como, nem por onde, já deu Sua palavra. 

Portanto tão somente creia, sim creia e esteja pronto e não faça como as virgens imprudentes. Não desanime mesmo que aos seus olhos Ele esteja demorando, saiba já esta chegando. Pois quando ele chegar, a sensação será a mesma de quando aquela pessoa que você esperava não chegava, mas quando chegou você aproveitou cada minuto daquele momento. Pense nos momentos bons que terá e creia. E quando Ele cumprir você verá que aquela pequena semente de fé de esperança se tornou em uma arvore de vida. Um desejo realizado.

Conceição Cas
Redação Preciso Saber

sábado, fevereiro 19

Onde estão as palavras?


Um dos grandes desafios do jovem cristão hoje é mostrar ao grupo de amigos que o fato dele ser cristão, não é sinônimo de proibição e sim de obediência. É interessante você não ter vergonha de falar sobre a final de um campeonato, ou sobre quem foi para o paredão no BBB, mas quando o assunto é o evangelho, Deus ou fé, a coisa pega.

Conversando outro dia com meu amigo Ricardo ele me confidenciou: 

“Sabe todas as vezes que eu tento falar com um amigo sobre as coisas de Deus, a verdade do evangelho eu desanimo e acabo deixando pra lá, pois eu até fico confuso.”

Ricardo não é o único. Você também às vezes tem vontade de falar para algum amigo e tentar convencê-lo da verdade do evangelho, mas nunca soube como expressar isso, mas saiba que somente o Espírito Santo de Deus pode nos dar entendimento. Então antes de começar a falar peça para Deus te ajudar e colocar as palavras certas em sua boca e que elas possam atingir o propósito desejado.
O Senhor nos ensina por onde começar, ele fala diretamente para nós jovens e com imenso amor, veja:

 “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir às nuvens depois do aguaceiro; no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fechar; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuir;

Como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça; antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ecles. 12:1-7)

Lembra-te de Deus, nos dias em que ainda é jovem, antes que cheguem os maus dias, quando não terá mais prazer neles. Esse texto costuma ser pregado como a “velhice”, mas Deus nos conta outro mistério também através deste texto.

“Quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho…” (Ecles. 12:5) 

Quando você temer as coisas do alto, as palavras de Deus, aí é chegado o fim, quando virem pessoas pranteando pelas cidades, será chegado o fim, quando o Sol e a Lua escurecerem, e os homens fortes se encurvarem em temor e tremor, é chegado o fim dos dias…

Então diga a seu amigo ANTES de estes dias chegarem, aproxime-se do Senhor, lembre-se do Seu Criador, porque todo o resto é vaidade, e não tem valor algum, ajunte para você um tesouro de real valor, um valor eterno. O dia de Deus está chegando e temos que nos lembrar disso dia-a-dia, renovando nossos votos a cada manhã, assim como Deus renova sua misericórdia sobre nós a cada manhã, prostre-se em coração perante o Senhor, coloque sua vida em Seu altar, para que Ele faça o que lhe aprouver, porque a vontade d’Ele para sua vida é o melhor que você pode receber, a vida eterna!

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mat.6:27)

E lembre-se nunca convenceremos aqueles que não querem ser convencidos. Isso às vezes é difícil de aceitar, pois queremos que todos nossos amigos conheçam e se convençam dessa verdade, mas ele tem o livre arbítrio, faça sua parte e não tenha medo. Continue semeando, pois logo verá um jardim brotando ao seu redor.

Conceição Cas
Redação preciso Saber

sexta-feira, fevereiro 18

Quando ele vai chegar?


Preciso de um namorado, não agüento mais, só assim irei me sentir alguém. Ter um namorado é a solução dos meus problemas.

A coisa é seria, preste atenção: se você acha que precisa de um namorado, não está pronta para namorar. Talvez tenha visto filmes em que a mocinha declara “Você me completa” “É tudo que eu sempre quis”. Mas, pode ter certeza ao contrário do que se vêem nos filmes, nenhum ser humano completa o outro. Só Deus pode “completar” você. No entanto, muitas jovens se esforçam ao máximo para encontrar esse alguém especial, que fará a vida realmente valer à pena (como se não fosse possível viver solteira).

Se isso se aplica a você, temos alguns conselhos. Construa uma vida para você!

Não a vida de contos de fada de seus sonhos, em que você encontra um homem maravilhoso, se apaixona e vive feliz para sempre na terra da fantasia. Você precisa viver na realidade e reconhecer a pessoa que Deus quer que você seja e esforçar-se para isso. 

“Mas se eu não gostar de quem eu sou?”, Você se pergunta. Talvez se sinta esquisita,tímida ou até feia. Talvez deseje desesperadamente ser outra pessoa. Com a ajuda de Deus, pode aprender a aceitar as coisas que podem ser mudadas. 

Pensem quais são os seus sonhos de vida? Quais são suas metas em formação, carreira, ministério. Siga com paixão seus sonhos e suas metas. Dessa forma, saberá quem Deus deseja que você se torne e passara a gostar dessa pessoa sem se importar se um rapaz a nota ou não.

Sabe existe uma verdade em tudo isso, quanto melhor você se torna, melhor é a pessoa que atrai. Se for uma jovem orientada por Deus e tiver metas, atrairá um rapaz desse tipo. Mas se sua vida se resume a encontrar alguém que preencha esse vazio em sua alma, vai atrair um rapaz igualmente desesperado. Um sugara o sangue do outro, como dois carrapatos sem cachorro. Se acha que tinha problemas, espere estar em um relacionamento onde duas pessoas se sugam porque não tem em que investir. Apenas tiram uma da outra, é um relacionamento insatisfatório e doentio.

Espero que você não julgue que estamos desmerecendo o namoro ou os relacionamentos. De modo algum. O namoro saudável é ótimo e o casamento é de fato maravilhoso. Mas um bom relacionamento se baseia mais em tornar-se a pessoa certa do que encontrar a pessoa certa.

Portanto, não se desespere, e não pense que outra pessoa ira ser a solução de seus problemas, a sua ansiedade pode fazer com que ele seja o inicio deles.

 Fonte: A batalha de toda adolescente (mundo Cristão)

Redação Preciso saber

quinta-feira, fevereiro 17

Como tomar decisões sozinhas?


Essa é uma decisão que você tem que tomar sozinho.” O Servo de Deus, e em especial o adolescente cristão, precisa saber viver em qualquer lugar ou ambiente, e dar testemunho eloquente da sua fé em Jesus Cristo, mesmo que esteja sozinho, longe do pastor, dos seus líderes, dos pais ou dos irmãos em Cristo.

Muitos, mesmo tendo nascido num lar cristão, só conseguem manterem-se firmes, enquanto são crianças, levadas à Igreja pelos pais. Quando se tornam adolescentes, já começam a se sentir inseguros e chegam a desviar-se, quando se tornam jovens. É preciso saber conduzir-se em qualquer lugar, diante de quem quer que seja sem envergonhar-se do maravilhoso nome de JESUS. Pois é ele sem dúvida nenhuma o seu melhor amigo. Aquele com o qual podemos contar em qualquer circunstância.

Vamos meditar em alguns aspectos que precisam ser considerados nesse assunto.
Se você é ou quer ser um discípulo de Jesus, não pode seguir o exemplo de alguns de seus colegas de colégio, trabalho ou faculdade. Jesus é o seu único exemplo. Como você pode dizer “eu sou um servo do Senhor” se você não está disposto a servi-lo. Muitos só querem mandar e até dizem “eu que mando na minha vida”. Você tem que tomar uma posição e dar o seu testemunho, ser vistos pelos outros como uma luz no mundo, sem ter vergonha de mostrar que é diferente.

Sempre que tiverem uma oportunidade falar do amor de Cristo, se faltar palavras peça sabedoria a Deus. Têm muitos que não gostam de falar do amor de Cristo por terem vergonha. Mas, falar mal de um colega zombar e até mesmo criticar, nossa, falam de boca cheia. Isso ocorre muitas vezes porque acham que assim fazem bonito diante da turma. Pare e pense, você tem que fazer bonito é na presença daquele que te vê em todos os lugares. Pois, os olhos do Senhor estão em toda a parte.

Não se envergonhe Dele, nem tenha receio em ser a luz do mundo se não sabe como fazer basta clamar “Mostra-me Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, minha esperança está em te o tempo todo” (salmos 25:4-5).


Fonte: Monte Sião (adaptado)
Bíblia do Adolescente (cpad)
Redação: Preciso saber

quarta-feira, fevereiro 16

Quem ama realmente espera?


Podemos ver em várias pesquisas feitas sobre a sexualidade dos jovens, que a maioria já tinha tido relações sexuais. Mesmo os jovens que frequentam igrejas não estão fora das estatísticas. Como aqueles que praticam dizem que estão fazendo e gostando e que não veem problema nenhum nisso, acabam influenciando os outros que não querem ficar para trás.

A realidade é que os jovens estão num mundo em que tudo é rápido. Ninguém consegue esperar nada. E você deve pensar que se algo é bom e prazeroso, então por que esperar? Esse tem sido um dos argumentos mais frequentes em relação à prática do sexo antes do casamento. Sexo é bom, é gostoso, pode trazer sensações indescritíveis de prazer, sim, mas não podemos deixar de pensar sobre as consequências do sexo antes do casamento. Elas  nem sempre  aparecem imediatamente, porém aparecem.

A maior consequência é o sentimento de culpa da transgressão de um princípio e saber que esta fora da vontade de Deus.  Tal sentimento incômodo e angustiante pode surgir nas horas mais impróprias. Ainda mais se o seu parceiro não é o homem que você deseja para casar.

E, quando você encontrar o  que sempre quis, ele pode até dizer que é liberal, que não acha nada demais haver o sexo antes do casamento, no entanto, bem no íntimo de sua alma, ele prefere se casar com aquela moça pura, obediente à Palavra de Deus e que se guarda para o seu marido.



É por isso que Deus diz, em Hebreus 13:4: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula.”

 Quando se envolve em sexo ilícito, o jovem, além de jogar para o espaço um dos melhores momentos da vida, depara-se com tristes consequências. E aquele que ama realmente espera, pois não vai querer causar nenhum sofrimento a pessoa amada.





Conceição Cas

Redação Preciso Saber



terça-feira, fevereiro 15

Qual resposta devo dar?


Se cada jovem ganhasse uma quantia em dinheiro todas as vezes que os colegas lhe pedissem para concordar com eles, teria como sustentar vários anos de estudos!
Sentir-se parte da turma é muito bom; todos precisam ter amigos. Mas, estes nem sempre estão realmente preocupados com o nosso bem estar. Na verdade, às vezes querem nossa companhia apenas para poder sentir-se melhor para fazer tudo que tem vontade. Porém, será que isso é realmente ser um amigo?

Todos nós sofremos a tentação de passar por cima de seus valores e suas crenças, para obter afeto de alguém, prestigio, ser aceito em um grupo. No entanto, Deus deseja equipá-lo com a sabedoria para escolher melhor suas amizades e a força para suportar as pressões externas. O Senhor nos diz “Não vos conformeis com as coisas, mas transformai pela renovação do vosso entendimento”.

Quando alguém o convida a concordar sobre algo questionável, ou para você participar de algo que não agrada ao Senhor e você aceita, com certeza você decidiu fazer uma coisa errada e ocultar a sua verdadeira identidade.

Você pode até pensar: Não sei qual resposta devo dar. Contudo, Ele nos ensina a não nos conformar, mas diz que devemos procurar modificar aquela situação. Deve mostra ao seu amigo que aquilo que ele pretende fazer é errado e mostrar as consequências. Por que você aceita o que ele quer fazer, e você não pode fazer com que ele aceite o seu ponto de vista.

Se te faltam palavras para falar, busque sabedoria de Deus, ela vai te ensinar  em Prov.2:6 está escrito “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento”.

Você tem que confiar no Senhor de todo o seu coração e não confiar somente no teu próprio entendimento. Reconhece que sem Ele você não sabe e nem pode fazer nada. E com certeza Ele te ouvirá.




PARA PENSAR: Pedir sabedoria a Deus tem sido um dos seus motivos de oração
ou você nem se lembra disso?  E na hora de tomar decisões,
você age sozinho e depois pede para Deus
 Abençoar ou consulta a Deus antes

Conceição Cas
Redação Preciso Saber


segunda-feira, fevereiro 14

Se eu não orasse tudo bem, mas eu oro!




Você até pode pensar: ‘Se eu não orasse tudo bem, mas eu oro sem cessar e as coisas não acontecem. ’

 Bom, muitas vezes podemos orar o dia inteiro, todos os dias, e ainda assim não falarmos ao Senhor sobre muitas coisas, sobre aquilo que realmente desejamos. Muitas vezes você pensa: ‘Ah! Não vou pedir isso ao Senhor, será que devo pedir. ’ E, acaba decidindo não pedir.

Com isso a maioria das nossas orações se torna repetitiva e sem um alvo específico: “SENHOR, OBRIGADO PELO ALIMENTO, PERDOA NOSSOS PECADOS, LIVRA-ME DOS MEUS INIMIGOS, DÁ-NOS UM BOM DIA. AMÉM.”.

 Quando dobramos nossos joelhos, muitas vezes ligamos o “piloto automático” das nossas orações. Agradecemos, pedimos perdão, pedimos algumas coisas que já viraram rotina pedir, mas não pedimos o que realmente estamos precisando. Porém, Ele disse que devemos orar sem cessar, então oro.

Certo, devemos “ORAR SEM CESSAR”, mas com entendimento, e nunca fazermos da nossa oração uma reza, ou seja, não devemos decorar frases perfeitas e rápidas e oferecê-las a Deus na esperança de estarmos tendo uma sincera conversa com o Senhor.

QUANDO A COISA APERTA VOCÊ GRITA UM POUCO MAIS ALTO, SENHOR ME SOCORRE.

No entanto, não fala claramente com o Senhor o que você quer naquele momento, não que Ele não saiba. “Ele sabe muito antes de você pensar em pedir, mas Ele quer que peçamos.” Cabe a nós constantemente clamar a Deus que “seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu”. Seja qual for à situação ou dificuldade, leve a Deus através da oração todas as petições e tenha fé...

Tanto um pedido simples, quanto um mais complexo e complicado, o Senhor Deus terá o maior prazer em ajudá-lo, contudo para isto acontecer, é necessária que você peça a Ele sua ajuda.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”. (Mateus 07:07).

Você consegue ver Ele está a todo o momento nos esperando, quer que batamos a porta para abri-la. Não quer nos ver inquieto, preocupado, ansiosos. Quer que falemos com Ele.



“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graça.”. (Filipenses 04:06).


Conceição Cas
Redação Preciso Saber








domingo, fevereiro 13

Por que é importante amar aos outros?



Podemos ver na palavra do Senhor (João 15:12)  que diz : “O meu mandamento é que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei”. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles”.

Mas, não é isso que temos visto ultimamente, o desafio de amarmos uns aos outros continua sendo o maior de todos. Por que em meio a tanta desconfiança, injustiça e desamor, onde as pessoas não mais se entendem precisamos agir de modo diferente.

Porém, pelo que tenho observado, vivemos hoje um período intenso de separação, desunião, divisão e isolamento. As igrejas se dividem, interna e externamente; aumenta o número de pessoas independentes, egoístas e individualistas. Isso não acontece somente nas igrejas, mas nas famílias também. Irmão armado contra o irmão, marido contra a esposa; guerras, morte e destruição.

O mandamento é amar, no entanto, o que vemos nos dias de hoje, são pessoas armadas umas contra as outras... Infelizmente são os jovens que todos afirmam ser o futuro da igreja que tem obedecido fielmente o mandamento “Armai-vos uns contra os outros”.
Não podemos fazer parte dessa minoria temos que mostrar que somos jovens comprometidos com a palavra de Deus e que realmente procuramos cumprir o mandamento “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”

No livro de 2°Timóteo 3:1-5, somos alertados “Lembre-se disso: nos últimos dias haverá tempos difíceis”. Pois, muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!

E com isso vemos como é importante amar os outros.

Conceição Cas
Redação Preciso Saber.
Fonte; Bíblia do Estudante CPAD

sábado, fevereiro 12

Onde você se encaixa?


Tudo começa em pequenos grupos de pessoas que ao terem uma amizade "sincera" se reúnem, e acabam por perceberem que isso as torna mais forte. A partir daí só Deus sabe o que pode acontecer. Esses grupos, mais conhecidos como panelinhas, podem causar perdas irreparáveis. Nesses grupos somente entram aqueles que fazem o perfil exigido pelo grupo.

 O problema com favoritismo está no coração. Os jovens escolhem de qual lado quer ficar, principalmente se aquele menino ou menina que ele esta interessado faz parte do grupo. E isso revela um coração que é egoísta, com valores mundanos, crítico e perverso.

 Quase em toda igreja tem suas panelinhas e, ouvi em tom de gozação que não há problema com panelinhas, desde que não tenham tampa! . . Mas, as pessoas que encaram a igreja mais como clube do que como templos usam a igreja para subir na escala social, para chegar ao coração desejado, ou andar naquele carro importado.

 Não podemos esquecer que Jesus não fez acepção de pessoas (Mt 22:16). Para Ele, a viúva com duas moedinhas valia tanto quanto, ou até mais, que o fariseu rico. Jesus via o potencial nas pessoas. Julgava pessoas não pelo seu passado, mas pelo seu futuro. Via em Pedro não uma pedra em sua sandália, mas uma rocha para sua Igreja. Via em Mateus não um coletor de impostos corrupto, mas um Escritor do Evangelho. Tocava no leproso. Confraternizava com os menosprezados, tanto ricos como pobre.

 Precisamos estar atentos, pois a fé verdadeira não julga pessoas pela cor de sua pele, pela roupa de grife, pelo país de origem, carro que dirige, pelo status social, pelos graus e cursos feitos, pelo dinheiro e casa que tem ou pelo bairro onde mora. A fé verdadeira olha para todas as pessoas como candidatos para ser o próximo-alvo do nosso amor e do amor de Jesus. Não vê pelo que pode RECEBER, mas pelo que pode DAR. Observando se aquela pessoa não está precisando de alguma coisa, de uma oração.

Essa é a vida de Jesus em nós! O evangelho de Marcos 10:45 nos lembra que Jesus não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua vida em resgate. O filho de Deus vê todos não pela aparência, ou por qual família faz parte, mas em relação à família de Deus.

 Jesus sempre usou analogias para nos ensinar de uma maneira clara, pois bem, vejam nosso corpo humano, de todas as doenças que nosso corpo pode sofrer não dá pra deixar de lado a tão terrível doença chamada câncer. Que por algum motivo acontece quando um grupo de células no nosso organismo resolve se juntar e multiplica, causando a desarmonia, e acabando por tornasse um organismo indesejado e parasitário, que todos sabem retiram energia vital do corpo, levando o indivíduo à morte.

Nós como igrejas somos parte do corpo de Cristo, não podemos deixar que as chamadas panelinhas venham ser o câncer de nossa igreja.

Conceição Cas
Redação Preciso Saber

sexta-feira, fevereiro 11

Quando queremos que o melhor amigo vire namorado.



Vocês podem se dar super bem, ter várias coisas em comum e saber tudo sobre a vida um do outro. Só que entre uma amizade e um namoro existe um caminho, às vezes, bem difícil. Se começar a namorar um ficante já é difícil, imagina quando se trata de um amigo então! Não se desespere, para tudo há uma solução.

Antes de investir numa paquera e perder uma amizade legal, o melhor a fazer é saber o que você realmente sente – se está a fim para valer ou se é só um leve interesse em um momento de solidão – e depois investigar também qual é a dele.

Após sentimentos constatados, tome cuidado também para não espantar o menino, e trate de demonstrar seu interesse aos poucos. Vá devagar, mas faça com que ele sinta-se especial ao seu lado, cuide do visual e deixe rolar...

Como tudo nesta vida, namorar o amigo tem seu lado bom e seu lado ruim:

As Vantagens:

  • Você não precisa ficar adivinhando o que ele gosta, afinal já o conhece.
  • Ele conhece você bem e sabe dos seus segredos, ou seja, você não precisa ter medo de esconder nada dele.
  • Você não precisa ficar preocupada se ele esta interessada em outra ou não. Afinal como amiga você com certeza saberia.

As Desvantagens:

  • A amizade pode ficar estranha e você pode ficar sem jeito.
  • Você pode ficar mais tímida de dividir seus segredos com ele.
  • Se um dos dois terminar por algum motivo, vocês podem ficar chateados e amizade terminar.

 Medite na palavra do Senhor que nos diz:

“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” Provérbios 18:24

 Se não está satisfeita apenas com a amizade do garoto, seja honesta consigo mesma e busque o Senhor, com certeza ele te mostrará qual caminho seguir.

quinta-feira, fevereiro 10

Como lidar com as pressões de um amigo?


Junior um jovem de 16 anos, me disse que sempre teve problemas com a influência dos amigos, mas que conseguiu superar, fiquei interessada em como ele tinha agido, o que tinha feito e ele me disse:

Passei a freqüentar a igreja de meus pais quando estava na sétima série, foi mais por pressão do que por desejo, tive problemas para realmente viver como um servo de Deus. Eu era bom em fazer piadas e humilhar as pessoas, xingava muito (achava o máximo) e minha maior fraqueza eram as festas.

Quando alguém me convidava para uma festa, eu não conseguia dizer não. Quando chegava lá se havia alguma bebida alcoólica, eu não conseguia resistir. Tentei algumas vezes, mas sempre as pessoas me perguntavam por que eu não estava bebendo nada, se estava doente ou tomando algum remédio. Certa vez, tentei dizer que era pelo fato de ser cristão, que eu estava querendo fazer a coisa certa, mas eu não deveria ter dito aquilo...

Os meus amigos zombaram de mim, dizendo que não era pelo fato de eu não beber que eu ia me transformar em um santo. Senti-me muito mal e acabei entregando os pontos, e acabei bebendo demais naquela noite. Depois disso fiquei com medo de falar qualquer coisa sobre minha fé, porque achei que seria pior se o meu discurso como cristão não tivesse de acordo com as minhas atitudes.

Eu continuei lendo minha bíblia e comecei a freqüentar o grupo de jovens de minha igreja, o que me ajudou há mudar um pouco. Ainda freqüentava as festas com os meus amigos o que fazia eu me sentir um perfeito hipócrita. Então um dia, eu estava lendo a bíblia e uma passagem de repente me chamou a atenção ...

“Se não crerdes, certamente, não ficareis firmes” Isaías 7:9

Assim pude perceber que eu não tinha realmente acreditado que Deus poderia me transformar ou ajudar a fazer a coisa certa e por isso eu cedia às pressões. Resolvi que tinha que aprender mais sobre a fé e ter um relacionamento mais íntimo com Deus e comecei há passar mais tempo com meus amigos da igreja. No principio era difícil, mas acabou com o tempo sendo mais fácil do que eu imaginava.  

O grupo freqüentemente programava atividades para o fim de semana e quando alguém do colégio me convidava para uma festa, eu podia honestamente dizer que tinha outros planos. Ainda estou lutando contra as influencias dos colegas não crentes, mas é menos difícil agora. Hoje me respeitam! E quanto mais eu busco conhecer a Deus, mas vejo como ele trabalha em mim, hoje eu sou a referencia de como se deve ser e o melhor de tudo sem pressões.

Conceição Cas
Redação Preciso Saber
Fonte: Bíblia de Estudo do Adolescente (CPAD)

quarta-feira, fevereiro 9

Quem você pensa que é?


Entre vários artigos que falam sobre drogas, um me chamou a atenção em especial. A entrevista é feita com um jovem que era viciado em drogas e fez questão de contar sua experiência mostrando sua preocupação com outros jovens. Desejando que eles lessem e não caíssem como ele caiu.

Aconteceu rapidamente, foi como cair em um buraco e nem percebi que estava caindo. Num momento eu estava em uma festa ouvindo música com alguns amigos, sabendo que alguns usavam drogas, mas achando que eu não ia cair nessa, apesar dos conselhos de meus pais, e no minuto seguinte eu estava desesperado, fazendo coisas que nunca pensara que pudesse fazer só para ter a próxima “viagem”.

Depois não havia coisa horrível que eu não fizesse. Eu era um rapaz esperto, conhecia os perigos, mas escolhi entrar nisso assim mesmo. Eu pensava: Outros não conseguiram sair dessa, mas sou esperto, forte, posso parar a hora que eu quiser, não paro agora porque não quero, eu gosto, acho legal. Serei cuidadoso e vou ser capaz de controlar isso e depois de algum tempo pude perceber que eu tinha sido pego também.Quem eu pensava que era?!

Comecei a dizer pra mim mesmo “Isso é legal, não é tão ruim assim, não estou tão diferente assim das outras pessoas.”, mas a verdade é que você sabe que esta morrendo e matando.

Morrendo porque você começa a perceber que não é tão forte assim, já não consegue mais focar nos estudos, não tem mais um objetivo para seguir, uma carreira, não consegue manter um relacionamento com a garota que deseja ter ao seu lado.

Matando porque tudo o que você sonhava antes disso está perdido em sua mente, matando as pessoas que te amam e se preocupam com você. Os “amigos” vão se afastando, pois percebem que você está cada vez mais fundo naquele buraco e que a corda que tentam jogar você já não alcança.

Mas nunca imaginei que uma palavra pudesse me ajudar e mudar totalmente minha identidade. Sentado em uma praça li o seguinte versículo escrito no muro

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam” Filipenses 4:6

Naquele mesmo instante nem sei como, mas eu disse: Senhor, preciso de Ti, reconheço que sozinho não posso!

Reconheça e veja realmente Quem você pensa que é?

Conceição Cas
Redação Preciso Saber

terça-feira, fevereiro 8

Qual é a dele?

Vejo em vários artigos que muitas pessoas estão sempre comentando como é difícil saber se alguém está realmente interessado em você? Se aquela pessoa é a certa para sua vida? A incerteza do sentimento alheio gera ansiedade e, muitas vezes, somos capazes de colocar os pés pelas mãos e perder a oportunidade de viver uma bela história de amor!

Ele realmente gosta de mim? Ou está sendo apenas um grande amigo? São perguntas que nos atormentam quando estamos começando a nos aproximar e nos envolver. Quer saber o pior?

É muito difícil responder essas perguntas por que cada pessoa é única, e por isso algumas vezes é tão difícil saber o que o outro sente pela pessoa. Mas, uma coisa é certa não adianta ficar vendo sinais de que ele esta afim onde não existe. Você tem que ser sincera com você mesma, então irá saber qual é a dele.

Não adianta você falar com sua melhor amiga, esperando que ela te de a resposta. Muitas vezes por ser sua amiga acaba simplesmente concordando com você.

 Você viu de uma hora para outra ele está demonstrando uma afeição maior e quer sempre ficar perto de você? Ou ele trata você diferente? Quando você se aproxima ele fica tímido?

 Mesmo que as respostas sejam positivas, é importante lembrar que os garotos gostam da atenção das garotas. Poucos garotos não correspondem algum tipo de paquera ou amizade mais intensa. E, infelizmente, isso não significa necessariamente que ele está afim, mas sim que ele é uma pessoa atenciosa. Portanto não fique ansiosa, e se nada der certo com essa pessoa, não se descabele. Pode ter certeza a sua também esta te procurando… é só esperar que quando menos perceber, no local menos propício, você vai esbarrar nesse alguém tão especial! Acredite!!

Como o Senhor nos ensina em Filipenses 4:6-8  "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”  Peça para o Senhor te guiar Ele sabe o que é melhor para você.  “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”  Finalmente, jovem  tudo o que é verdadeiro, respeitável, puro, amável e de boa fama é o que te espera.


Redação Preciso Saber

segunda-feira, fevereiro 7

Se você soubesse .



Tudo, absolutamente tudo, virou sexo na internet, na TV, nos outdoors e em todos os meios de comunicação. Qualquer coisa, desde política, educação, filmes e desenhos infantis, têm o seu lado malicioso. É inerente ao homem como ser humano, gostar de sexo. A Bíblia é bastante clara no sentido de mostrar que Deus criou o homem e a mulher para que se unissem em matrimônio se tornando um só, e abençoou o ato sexual ordenando que o ser humano se multiplicasse. Ele criou o sexo, sabia que o homem e a mulher também teriam prazer nesse relacionamento.

Todo dia, você que usa a internet deve, no mínimo, ver alguma coisa relacionada a sexo, mesmo não querendo. Outro dia, ao colocar o termo “ursinho carinhoso” no Google em imagens, fiquei assustada com o resultado. Antes quando se colocava, ursinho carinhoso aparecia um desenho infantil, um bichinho pelúcia. Hoje, a coisa toda é bem mais “complexa”.

Todos são tentados sexualmente, sem exceção. Nos filmes e nas novelas, o sexo fora do casamento é tratado como normal e desejável, enquanto o casamento é frequentemente mostrado como algo que nos restringe, tirando nossa alegria e liberdade.
 Os jovens cristãos podem até ser olhado com desdém pelos outros, chegam a ser até motivo de gozação, por causa de sua pureza e integridade moral. Mas, muito dos jovens que não tem essa compreensão, não sabe que Deus não proibiu o sexo fora do casamento para dificultar a vida, e sim porque conhece o poder destrutivo dos pecados sexuais. Ninguém deve subestimar a devastação espiritual, emocional e física que estes pecados causam as pessoas.

Inúmeras vidas, famílias e comunidades e até nações tem sofrido as consequências devastadoras. Quantas jovens com 16 anos que ao invés de estar estudando, vivendo o momento maravilhoso que é a juventude, estão sofrendo cuidando a maioria das vezes sozinhas de filhos que nasceram por simplesmente achar que fazer sexo só uma vez não seria errado ou mesmo por influência de seu grupo de amigos.

 Deus deseja proteger seus jovens a fim de que cada um não fira a si mesmo e aos outros. Ele se oferece para encher a nossa vida com a presença do seu espírito Santo, como um remédio para nossa solidão e os nossos desejos indevidos.


E mais. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29.11·.



Redação Preciso Saber

domingo, fevereiro 6

Por que a gente faz isso?



Há pessoas que fazem do ato de humilhar um hábito, pois é através desta condição que conseguem diminuir a angústia causada pelo próprio sentimento de inferioridade.

E isso se dá por muitos motivos: altivez, desejo autoritário de reinar e ser destacado entre todos; desejo de comandar seus próprios caminhos, impulsos e sentimentos sem levar em consideração Deus e os outros. Isso é nada mais, nada menos que soberba. Sim e da palavra soberba que bem o adjetivo – orgulho.

Mas, o que é o orgulho?

Orgulho é o fruto de um coração doentio, que faz um conceito muito elevado de si mesmo, amor próprio, desejo ardente de sentir-se superior aos outros. O orgulho é a ambição de viver em busca de prestigio por motivos egoístas. Sentimento de divindade pessoal.

O soberbo nega a verdade... O soberbo busca a elevação de o próprio ser, no entanto, em alguns casos, nega a própria verdade quando esta se opõe a sua razão, justamente pelo motivo de não se rebaixar se a nada. O arrogante pode ser hipócrita, por tentar simular virtudes que não possui realmente.

A pessoa soberba segue ao mundo porque o mundo satisfaz suas vontades. Para muitas pessoas é necessário colocar o outro na situação inferior, em desvantagem, para que elas mesmas possam se sentir grandes, importantes.

Com isso podemos perceber o quanto é errado ser soberbo, orgulho, e arrogante. Em Lucas 14:11 o Senhor nos ensina que não devemos agir assim se não quisermos ser humilhados  “Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido”

Redação Preciso Saber

sábado, fevereiro 5

Onde estão os jovens de fé?


Muitos jovens estão indo embora, não só da igreja, mas, de sua fé. E não provavelmente, eles irão voltar automaticamente. Alguns se tornaram desiludidos com a fé, porque pessoas que consideravam santas lhes decepcionaram, ou então porque esperaram algo diferente que nem ao menos sabiam o que era. Estes jovens passam anos na igreja vivendo numa mesmice total. Em certo momento, começam a reclamar dos cultos, das pregações, põem defeito em tudo e em todos, ameaçam o líder, os pais dizendo que vão sair da igreja.

Podendo até mesmo estar tendo uma vida superficial na igreja, e muitas vezes, repletos de falsos significados. Costumam reclamar que tudo é diferente entre o seu mundo, a sua linguagem, suas atividades e as propostas da igreja. As crises pessoais, as decepções com as estruturas e com os pensamentos dos adultos também levam os jovens e adolescentes ao questionamento, desprezo e abandono da igreja. E, acabam deixando os desígnios do mundo invadir suas vidas e suas mentes dia após dia e, é triste, pois, em alguns casos não são alertados disso. E, mesmo quando alertados tem jovens que se sentem pressionados e acham que deixar o caminho de Deus é o mais certo a fazer.

A prudência não é mais uma das principais virtudes na vida dos jovens, sejam eles cristãos ou não, Só sei que esse não é o melhor caminho a ser seguido, pois certamente você também apreendeu que Jesus é o único caminho a verdade e a vida.  E se Jesus não tem sido o centro, o alvo principal, você, com certeza, não está indo pelo caminho correto. Pois, se Jesus é a verdade e você esta longe dele, com certeza o caminho que você segue é da mentira, se ele é a vida e você não segue os passos dele então você caminha para a morte pode ser que lá na frente, depois de passar pelas pedras, pelos espinhos, pelos buracos, pelas armadilhas, encontre a verdade e a verdade vá te libertar.

Porém, pode ser que no meio dessa caminhada aparentemente feliz e cheia de prazeres, você encontre a morte e Deus não poderá fazer mais nada por você. Podem parecer duras essas palavras, mas é real e temos que acordar. Muitas moças e rapazes perdem o interesse pelo conhecimento de Deus, pela Bíblia e as reuniões da igreja. Geralmente precisam provar para si mesmo e para seus colegas que tem a capacidade de decidir o que querem se seguem ou não a Deus. Muitos sentem dificuldade em expressar publicamente sua crença, sua fé. Não se lembram de Deus, mas somente de sua vida, de seus prazeres, riquezas.

(1 João 2.15-17) Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não procedem do Pai, mas procede do mundo. Nem todos os adolescentes e jovens abandonam a igreja. Há milhares deles no mundo falando abertamente da sua fé em Cristo. São cristãos assumidos

Ora, o mundo passa bem como a sua concupiscência; aquele, porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente.


Redação Preciso Saber

sexta-feira, fevereiro 4

Quando perdoar sem pedir perdão.



“Só mais uma chance. Por favor! Prometo fazer direito dessa vez!” Você já disse isso alguma vez ou ouviu alguém dizendo para os pais, professores, amigos, ou mesmo para Deus. Embora seus pais, amigos e professores se cansem de dizer: “Tudo bem. Mais uma chance, mas é a última.” Deus nunca ficará cansado. Mesmo quando você estiver cansado de perdoar ou de pedir perdão Ele te levantará e incentivara para você tentar de novo.

Você pode até dizer perdoar pra que? Posso até perdoar, mas eu não vou pedir perdão.
Sabe Deus nos ensina a não desistir por que o perdão oferece a possibilidade de sentir liberdade, alívio. Quando perdoamos e somos perdoados, nossas vidas sempre se transformam.

Se você já foi magoado por um amigo, namorado, o mesmo uma pessoa bem próxima, é provável que tenha ficado com algumas cicatrizes. O fato é que você tem apenas duas formas de reagir à dor. Você pode olhar para as cicatrizes todos os dias e permitir que elas lhe façam lembrar-se do quanto foi magoado. Pode passar horas planejando uma vingança ou pensando no tipo de comentário sarcástico que vai fazer na próxima vez que encontrar essa pessoa, pra todo mundo ver como você foi maltratado. Pode guardar rancor. Por fim esse rancor pode se transformar em ódio e amargura e você nunca estará satisfeito. Pode até passar o restante dos seus dias pensando nisso e, por fim, ver o tempo que perdeu.

Você sabia que a maioria das doenças que nos afetam está relacionada com a falta de perdão? O não perdoar faz mal a quem não perdoa e não ao outro. E por que será?
  Sabe por que o perdão é para você e não para quem te magoou. O outro pode nem ter se percebido o que aconteceu. E para perdoar só precisa de uma mudança na percepção, ver o fato, as pessoas e as circunstâncias que nos causam dor e sofrimento. Quando agimos assim vamos perceber que perdoar é um modo de vida, que vai nos transformando aos poucos de vítimas indefesas em pessoas grandiosas. Lembre-se de fatos e pessoas que lhe fizeram com que se sentisse muito triste (e talvez eles nem saibam disso...), perdoe-os. E, por fim, peça que Deus lhe perdoe por aqueles que você nem sabe que magoou, é isso mesmo, você pode não ter percebido, mas em alguma situação, magoou alguém que esteja alimentando esse mesmo sentimento em relação a você.

Então acabamos entendendo o mandamento que o Senhor nos deu “Amais-vos uns aos outros assim como eu vos amei” ( Jo 15, 12).


redação Preciso Saber

quinta-feira, fevereiro 3

Como é o namoro de jovens cristãos?

Não adianta querer mudar os fatos, você pode ter ouvidos milhões de vezes que o namoro entre jovens cristão tem que ser diferente. Mas na hora H muita coisa muda. Então afinal de contas como é esse namoro? Primeiro temos que aceitar o fato que o namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, sequer deve começar. O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade.
Não adianta querer namorar só porque sua amiga no colégio já está com o terceiro namorado esse ano e olha que nem chegamos à metade hein! Temos que entender que é através deste relacionamento, que somos orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento o mais breve possível, mas isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Hebreus 13.4; Gênesis 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1TESSALONICENSES 4.3-5; Colossenses 3.5-6; 1CORÍNTIOS 6.15-20; 1TIMÓTEO 5.22; 2TIMÓTEO 2.22).
Este é um período de conhecimento mútuo, da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro. Comunhão espiritual é fator primordial. Lembre-se que quanto mais próximo cada um estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos. E pode acreditar que quando você estiver casada e tiver sua primeira noite, vai ter amor, desejo, respeito e acima de tudo a certeza que fez tudo dentro da vontade de Deus.

Redação Preciso Saber

quarta-feira, fevereiro 2

Quem quer uma solução para os problemas?


Os problemas surgem em todos os tamanhos. Há o tipo de confusão na qual você próprio se envolve: Como ficar fora de casa até muito tarde, mesmo sabendo que deveria voltar cedo, não ter estudado para a prova, tendo consciência de que essa é a única forma de não ser reprovado. Outro tipo de confusão e quando outras pessoas causam por você, como quando alguém fala para outra pessoa que você disse uma coisa, sendo que na realidade disse uma coisa totalmente diferente. Por fim, tem aquele tipo que simplesmente pega você desprevenido, como quando seu melhor amigo fica ferido em uma batida de automóvel ou quando alguém de sua família morre repentinamente.

Seja lá qual for o problema que surge, não importa a causa ou o causador, o importante é saber que Deus ajuda de diversas maneiras, através de um abraço da mãe, um carinho do namorado, uma palavra amiga Ele se encaixa até mesmos no mais completo vazio que nenhuma palavra de animo lhe ajuda.

O Senhor guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade. Ele é fiel e com amor guia todos os que lhe buscam, que lhe obedecem e que o temem. O Senhor Deus livra o seu coração de todas as aflições e tira você de todas as dificuldades. Olhe e comprove (Salmos Cap. 25 vers. 9 e Cap. 23 vers. 4). Esses são apenas alguns versículos de sua promessa. Ele promete ajudar você. A decisão é sua.

Fonte: Bíblia Sagrada NTLH
Redação: PS,CG,SE,OE,EE,PE