Há pessoas que fazem do ato de humilhar um hábito, pois é através desta condição que conseguem diminuir a angústia causada pelo próprio sentimento de inferioridade.
E isso se dá por muitos motivos: altivez, desejo autoritário de reinar e ser destacado entre todos; desejo de comandar seus próprios caminhos, impulsos e sentimentos sem levar em consideração Deus e os outros. Isso é nada mais, nada menos que soberba. Sim e da palavra soberba que bem o adjetivo – orgulho.
Mas, o que é o orgulho?
Orgulho é o fruto de um coração doentio, que faz um conceito muito elevado de si mesmo, amor próprio, desejo ardente de sentir-se superior aos outros. O orgulho é a ambição de viver em busca de prestigio por motivos egoístas. Sentimento de divindade pessoal.
O soberbo nega a verdade... O soberbo busca a elevação de o próprio ser, no entanto, em alguns casos, nega a própria verdade quando esta se opõe a sua razão, justamente pelo motivo de não se rebaixar se a nada. O arrogante pode ser hipócrita, por tentar simular virtudes que não possui realmente.
A pessoa soberba segue ao mundo porque o mundo satisfaz suas vontades. Para muitas pessoas é necessário colocar o outro na situação inferior, em desvantagem, para que elas mesmas possam se sentir grandes, importantes.
Com isso podemos perceber o quanto é errado ser soberbo, orgulho, e arrogante. Em Lucas 14:11 o Senhor nos ensina que não devemos agir assim se não quisermos ser humilhados “Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido”
Redação Preciso Saber
0 comentários:
Postar um comentário