Esse é um assunto que sempre causa muita polêmica, mas vamos tentar entender o porque algumas doutrinas acabam por proibir totalmente ouvir músicas do mundo.
Veja as músicas do mundo as chamadas “seculares” se dividem em vários aspectos, mas quero destacar dois; as profanas e não profanas. Músicas profanas ou impuras são aquelas que na maioria das vezes são recheadas de um ritmo e efeitos dançantes que movem as pessoas somente pelo ritmo. Contudo, são totalmente impuras em suas letras e mensagem.
Algumas delas se usa do corpo para atração e não somente as palavras.
Mas, também existem as não profanas que trazem uma mensagem de amor de esperança ou sentimentos vividos por essas pessoas, na qual suas letras são bem trabalhadas. Nós sabemos que os propósitos da composição não cristãs , ou que o propósito dos compositores é conquistar dinheiro, fama, mulheres, etc
É muito fácil distinguir uma música profana de uma não profana.
Temos que ter um cuidado todo especial de achar que toda música não cristã ou é diabólica, ou é demoníaca, ou é do inferno, ou é esotérica, ou é consagrada a deuses, etc.
Na verdade isto é puro exagero de quem pensa que vê o Diabo em tudo! Doutra forma não poderíamos cantar ou sequer ouvir a música Parabéns prá você, o Hino Nacional, e até aquelas músicas compostas por cristãos, mas que não falam de Deus e nem da Palavra de Deus.
Já encontrei músicas do mundo mais edificantes do que algumas músicas "evangélicas". Além do que existe também muitos artistas evangélicos que gravam musica evangelica simplesmente para ganhar dinheiro.
Você quer um exemplo? Provavelmente voce já deve ter ouvido a música Segura o tchan,há algum tempo atrás uma igreja colocou letra evangélica na música, O resultado ficou: "Segura o Cão, amarra o Cão, segura o Cão, Cão, Cão, Cão!". Veja a que ponto chegamos! Por outro lado, há muitas músicas no mundo que falam de mensagens contra as drogas, contra o preconceito racial, contra as guerras, etc. Então, dizer que tudo é diabólico, é puro exagero de quem só fala e pensa no Coisa Ruim.
Muitos jovens cristãos têm caído na armadilha da ingenuidade e do ser do contra. Isto ocorre quando a pessoa acha que a música não tem um poder de influência tão grande como afirmamos ter. Alguns se julgam tão fortes (espiritualmente) que não acreditam serem influenciados pelas muitas mensagens anti-bíblicas de hoje. Ou só porque não pode ai que eu escuto.
Por isso, ao ouvir uma música secular, todo o cuidado é pouco. É necessário entender a tradução (se for em outra língua), cuidar com expressões que possuem duplos sentidos (Ex: grupos de pagode e funk que tendem a erotizar as suas letras), entender que propósito o autor têm para determinada música (Ex: músicas sertanejas que dizem mostrar uma simplicidade, tendem a relembrar antigos casos extraconjugais, traições, etc) ... Todos estes itens devem ser levados em conta.
A Bíblia diz que "tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém; todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” I Cor.6:12. Todas as músicas nos são lícitas, mas nem todas nos convém e nem todas nos edificarão
Conceição cas
Redação Preciso Saber
0 comentários:
Postar um comentário